O Elefante Acorrentado

Você já observou o elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. Sem dúvida a estaca é só um pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa parece óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir. Que mistério!

Por que não fugia?

Perguntei então a algum professor, sobre o mistério do elefante. Ele explicou que o elefante não escapava porque estava amestrado. Fiz então a pergunta óbvia:

- Se está amestrado, por que o prendem? Não houve resposta!



Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta:



- O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido logo preso. Naquele momento, o elefantezinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não o pôde sair. A estaca era certamente muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino. Então, aquele elefante enorme não escapa porque acredita que não pode. Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força e isso acontece com a gente!



Vivemos crendo que um montão de coisas "não podemos". Simplesmente porque, quando éramos crianças, algo não deu certo ou ouvimos tantos "nãos", que isso ficou gravado na memória.



De vez em quando sentimos as correntes e confirmamos o estigma: "Não posso e nunca poderei!". A única maneira de tentar de novo é colocando muita coragem em nosso coração! Tente e veja o que você poderá fazer e conseguir!

4 comentários:

  1. A PAZ.
    OLHA LENDO ESSE TEXTO DO ELEFANTE LEMBREI DO MEU CACHORRO QUE NÃO PULA UMA GRADE DE 50 CM PORQUE DESDE PEQUENO ELE APRENDEU ASSIM.
    NOS CRISTÕS RECEBEMOS "NS" NÃOS DURANTE NOSSA EXISTENCIA CABE A NOS NOS ESFORÇAR PARA ULTRAPASSAR ESSA BARREIRA E AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS.
    BELO TEXTO.
    FIQUE NA PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bernadete,bom dia!
    Muito obrigado pelo seu comentário,fico feliz levando sempre a Palavra de Deus as pessoas
    Att,
    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Show de bola esse texto resume várias coisas e certamente no futuro o utilizarei para alguma aula da EBD!

    ResponderExcluir
  4. Legal o texto Alexandre. É assim mesmo que muitas vezes se prende as pessoas, com sofismas.

    A coisa é tão séria que até a igreja se contamina com isso. Vemos, por exemplo, muitos conceitos equivocados acerca do Evangelho, e práticas estranhas onde as pessoas não conseguem mais viver uma vida simples.

    as vezes se vive anos presos em questões do cotidiano, traumas e quando se encontra Cristo há uma ponta de esperança. Passa o tempo e criam outros sofismas, tornando as pessoas mais sincréticas do que crédulas, mas misticas do que pensantes.

    Parabéns pela postagem. Que Deus te enriqueça na graça.

    paz e saúde.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu Comentário
Doidos por Cristo