REAJA

“Dispõe-te” Josué 1.2

Moisés havia sido seu mentor e líder por cerca de quarenta anos. Juntos, eles haviam enfrentado rebeliões e ingratidões do povo. Juntos, haviam entrado na tenda para buscar a face de Deus. Moisés não havia sido apenas um guia, ele era seu amigo. Mas... ele havia morrido. Sim, seu amigo estava morto.

Para Josué, aquilo foi um golpe duro e não estava sendo fácil superar aquele momento. Ele estava prostrado. Assim tem sido com muitos. Muitos ficam prostrados pela dor da perda ou por outras tragédias da vida. Muitos são os que morrem juntamente com os mortos e se perdem com as perdas.


Deus disse a Josué: “Dispõe-te”. Deus estava dizendo a ele, e a todo aquele que se encontra prostrado em qualquer lugar e por qualquer situação: “reaja”. Reaja, pois, se não o fizer, a tristeza crescerá ainda mais e o afundará num abismo que tornará a vida sem luz e sem graça. Reaja, pois, se não o fizer, sua vontade será a de se sepultar em um quarto e não ver a cara de ninguém. Reaja, pois, há uma terra prometida a se conquistar.

Moisés havia morrido e Josué se sentia abandonado, por isso Deus lhe disse: “Eu estarei com você”. Jesus sabe o que é ser abandonado, sem nenhuma mão humana para lhe apoiar. Na noite em que iria ser preso e iria enfrentar todo o sofrimento da cruz, Ele chamou seus discípulos e amigos a fim de ajuda-lo em oração, mas... eles dormiram. Um deles o traiu, o outro o negou três vezes e os outros o abandonaram. É, Ele sabe o que é não ter nenhum apoio humano. Ele havia dito: “Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo” (Jo16.32). Eis a razão da força com que ele enfrentou seus tormentos de cabeça erguida: “O Pai está comigo”. Quando o apoio de homens nos faltarem temos que nos lembrar que temos Alguém que sempre estará conosco.

“Seja forte e corajoso”, Deus disse a Josué. Gente frágil demais não consegue se reerguer dos golpes da vida. Gente frágil costuma se encolher. Deus não pede que tenhamos uma força que não temos. Ele ordena que acreditemos nEle a fim de que Ele seja nossa força.

Deus dá a Josué o manual para uma vida cheia de esperança: “Medita neste livro dia e noite e obedeça o que nele está escrito”. Feliz aquele que vê o valor desta fonte de inspiração que é a palavra de Deus. Ela é o pão que nos fortalece. Ela é a espada do Espírito que nos dá a vitória sobre os gigantes. “Examinai as escrituras”, disse Jesus.

Sejam quais forem as perdas que sofrermos temos que nos lembrar que a vida continua e há muito o que se fazer. Portanto vamos reagir e viver.
Fonte:Reflexões

Um comentário:

  1. Linda mensagem, parabéns pela criatividade. Deus te abençoe.
    http://esbocopregacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu Comentário
Doidos por Cristo