Amor e Sexo


Por Daniel Grubba



No dia 28 de agosto estreiou na Rede Globo o programa "Amor e Sexo" com a apresentação de Fernanda Lima. A proposta desta nova programação global parece não ser apelativa como outros programas que abordam este tema, e que sempre desembocam na banalização da sexualidade. O próprio diretor, Ricardo Waddington, procurou tranquilizar o grande público antes mesmo da estréia. Ele disse: "Fizemos várias reuniões para discutir como poderíamos falar sobre sexo para toda a família. Afinal, não queremos afastar ninguém". Ele fez questão de ressaltar que o objetivo do programa não é constranger. "Será como um papo descontraído na sala de jantar. Ninguém vai se sentir incomodado. Apesar de pretendermos falar sobre tudo, faremos isso de uma maneira elegante", garante. A intenção é fazer um "programa família" sobre sexo.



Fiquei impressionado com a preocupação da direção do programa. A grande questão em debate nas reuniões dos bastidores era: "Como tratar desse assunto na TV aberta?" Afinal, a estimativa é alcançar 120 milhões de espectadores.




Quando me deparei com as notícias do novo programa da Globo, eu pensei: "Meu Deus, como se fala de sexo hoje em dia". É claro que este tema é super importante, uma vez que estamos falando de algo vital para raça humana, não somente como procriação, mas também como fonte de prazer e expressão de amor. No entanto, devemos nos perguntar se precisamos realmente de mais um programa que aborde este assunto. Será que ele vai ajudar a população brasileira a tratar o sexo com responsabilidade ou iremos ver mais um programa em favor da "propaganda da libertinagem"?


Me lembrei de um texto do C.S. Lewis intitulado Moralidade Sexual. Ele diz:


"As perversões do instinto sexual, porém são numerosas, difíceis de curar e assustadoras. Desculpe-me por descer a esses detalhes mas tenho de fazê-lo. Tenho de fazê-lo porque, há vinte anos, temos sido obrigados a engolir diariamente uma série enorme de mentiras contados sobre sexo. Tivemos de ouvir, ad nauseam, que o desejo sexual não difere de nenhum outro desejo natural, e que, se abandonarmos a tola e antiquada idéia vitoriana de tecer uma cortina de silêncio em torno dele, tudo neste jardim será maravilhoso. No momento em que examinarmos os fatos e nos distanciamos da propaganda, vemos que a coisa não é bem assim. Dizem que o sexo se tornou um problema grave porque não se falava sobre o assunto. Nos últimos anos, não foi isso que aconteceu. Todo o dia se fala sobre o assunto, mas ele continua sendo um problema [...] Existem pessoas que querem manter o nosso instinto sexual em chamas para lucrar com ele." (Grifos meus)



De fato, falar mais sobre o assunto não irá resolver nada, enquanto mentiras baseadas em verdades forem bombardeadas na mente das pessoas. A verdade é que o sexo é bom e divino, e a mentira é a sugestão de que qualquer ato sexual é saudável e normal e que reprimir os desejos é uma anomalia.


*****

"A submissão a todos os nossos desejos obviamente leva à impotência, à doença, à inveja, à mentira, à dissimulação, a tudo, enfim, que é contrário à saúde, ao bom humor e à franqueza. Para qualquer tipo de felicidade, mesmo neste mundo, é necessário comedimento."
(C.S. Lewis)

Fonte: Uol




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário
Doidos por Cristo